Dark patterns

"Dark patterns" (padrões sombrios, em tradução livre) referem-se a estratégias de design de interface de usuário que são projetadas para enganar ou manipular os usuários, geralmente para tomar ações que não desejam realizar. 

Esses padrões são frequentemente usados em sites, aplicativos e plataformas online para obter benefícios para a empresa às custas da experiência do usuário.

Os dark patterns podem incluir coisas como:

Obstrução: Colocar elementos de design, como pop-ups ou caixas de diálogo, de maneira a dificultar o acesso à funcionalidade desejada, como a opção de cancelar uma assinatura.

Dificuldade na desativação: Tornar intencionalmente difícil para os usuários desativar configurações, cancelar assinaturas ou encerrar contas.

Opt-out oculto: Fazer com que as opções de "não participar" de compartilhamento de dados ou marketing sejam difíceis de encontrar.

Truques de linguagem: Usar linguagem enganosa para direcionar os usuários a escolhas que beneficiam a empresa, em vez de informar com clareza sobre as consequências das ações.

Confirmação enganosa: Fazer com que os usuários pensem que estão concordando com algo menos prejudicial do que realmente é o caso.

Urgência artificial: Criar um senso de urgência fictício para incentivar os usuários a tomar decisões apressadas, como "ofertas por tempo limitado".

Venda casada: Exigir que os usuários concordem com algo indesejado para acessar o que desejam, conhecido como venda casada.

Esses padrões exploram as vulnerabilidades cognitivas e emocionais dos usuários para direcioná-los a ações que podem ser contrárias aos seus interesses. Eles são frequentemente criticados por serem antiéticos e manipuladores. Alguns países estão implementando regulamentações para combater o uso excessivo de dark patterns e proteger os direitos dos consumidores online.

Digital Twins

Digital twins, uma tecnologia emergente, são modelos virtuais que replicam entidades físicas, sejam elas sistemas, processos ou produtos. Es...

Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas.